O presidente nacional do PDT, deputado federal André Figueiredo, destituiu o senador Cid Gomes da presidência do partido no Ceará, na manhã desta segunda-feira, 2. Com isso, André volta ao comando da sigla no Estado.
A atitude de André ocorre após a reunião do diretório estadual da última sexta-feira, 29, que contou com momentos de bate-boca entre o grupo liderado por Cid e o de André.
Conforme o deputado, ele ouviu correligionários dos diretórios estadual e municipal, além de Ciro Gomes e Carlos Lupi, antes da decisão.
“Não dá pra gente continuar convivendo com esse desarranjo institucional que está vivendo o PDT, inclusive com desrespeito a companheiros históricos do Partido. Por isso, após conversa com alguns companheiros do diretório regional, diretório municipal, com companheiro Ciro e companheiro Lupi e decidimos voltar à presidência do diretório estadual”, disse Figueiredo.
Cid defende que o PDT seja base do governador Elmano de Freitas (PT) e buscava reconstruir a aliança entre PT e PDT no Ceará, que teve fim na eleição de 2022. André pertence ao grupo em que estão o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio e o próprio Ciro, que é contrário as posições de Cid.
A principal ação de Cid durante sua estadia na presidência estadual do PDT foi dar carta de anuência a Evandro Leitão para sua desfiliação do partido, o que abriu margem para que o deputado procure outro partido para uma eventual candidatura à Prefeitura de Fortaleza. A atitude é criticada por André e integrantes de seu grupo, que tentam reverter a decisão.
Confira a nota divulgada por André na íntegra:
Após algumas tentativas sem sucesso de restabelecer a união partidária, anuncio meu retorno à presidência do PDT Ceará a partir da data de hoje, 2 de outubro. Agradeço aos préstimos do Senador Cid Gomes pela interinidade, mas entendendo o clamor de quem vem construindo o partido há quase quatro décadas e sentindo a necessidade dessa compreensão, voltamos para conduzir os rumos do Partido Democrático Trabalhista no estado.
Reafirmo nosso desejo e esforço de sempre buscar apaziguar relações e estabelecer a unidade da sigla, para que assim, possamos garantir a continuidade do desenvolvimento do PDT.
Consideramos fundamental a manutenção de um projeto que trouxe e continua trazendo grandes avanços para toda a população cearense, e trabalharemos pelo fortalecimento da presença pedetista no executivo e legislativo em todos os municípios do Ceará. (Do Repórter Ceará)