Os eleitores de Quixeramobim foram às urnas votar neste domingo, 1º de outubro, para eleger os novos conselheiros tutelares da cidade. As seções, boa parte delas agregadas, foram abertas 8h da manhã e a votação seguiu até às 17 horas. No município, 12 candidatos concorriam às 5 vagas, com mandato válido de 2024 a 2028.
A escolha do novo colegiado ocorre a cada quatro anos e o voto é facultativo, mas de grande importância para a constituição do órgão.
Confira os eleitos:
- Meire Benício – 1.478 votos
- Neto dos Algodões – 929 votos
- Patrick Castro – 921 votos
- Ariana – 655 votos
- Tio Hélio – 636 votos
Entre as atividades do Conselho Tutelar estão aconselhamento aos pais e responsáveis e requisição de serviços públicos para crianças em situação de vulnerabilidade, entre outras. Não cabe ao órgão julgar ou aplicar medidas judiciais ou fazer trabalhos de investigação, mas podem solicitar apoio policial ou de outros órgãos de segurança para o exercício de suas atividades.
Os conselheiros tutelares trabalham sempre em grupos de cinco e atendem o público em horário comercial, das 8h às 17h, e também se revezam em plantões em que ficam disponíveis por meio de telefones celulares.
As regras para os pleitos e requisitos para os candidatos são definidos por leis municipais, mas existem critérios mínimos nacionais, definidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente: ter reconhecida idoneidade moral, ter pelo menos 21 anos e residir no município do conselho.