O Agosto Lilás é marcado como mês de combate à violência contra a mulher. Neste mês, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria das Mulheres, reforça junto à população, as políticas de governo de acolhimento às mulheres, através da rede de acolhimento para atender as mulheres e promover a autonomia das cearenses.
Entre as diversas ações, estão as Casas da Mulher Cearense que são resultados da interiorização das políticas para as mulheres no Estado e tem como inspiração a Casa da Mulher Brasileira, concentrando em um único lugar serviços especializados e integrados para atender diversos tipos de situações e auxiliar as mulheres na quebra do ciclo da violência.
Atualmente são três unidades da Casa da Mulher Cearense em funcionamento em todo o estado: Juazeiro do Norte, Sobral e Quixadá. Além da Casa da Mulher Brasileira, em Fortaleza. Outras três estão sendo construídas nos municípios de Tauá, Iguatu, Crateús. Além disso, estamos em constante diálogo com o Governo Federal e municípios para aumentarmos a nossa rede de proteção as cearenses.
Sobre a importância das ações de enfrentamento durante este mês, fala a vice-governadora e Secretária das Mulheres, Jade Romero.