Morreu nesta terça-feira, 11, em Fortaleza, o professor, escritor e ex-secretário de Educação de Quixeramobim, Marum Simão, aos 89 anos.
LEIA MAIS SOBRE
Morre aos 89 anos Marum Simão, professor, escritor e ex-secretário de Educação de Quixeramobim
Marum Simão foi uma das mais importantes fontes de pesquisa sobre Quixeramobim
Velório e sepultamento de Marum Simão ocorrerão em Fortaleza
Marum Simão é um dos muitos descendentes da família libanesa que criou laços na cidade de Quixeramobim. A pedido do Quixeramobim Agora, o professor Carlos Cézar, que possui trabalho sobre a genealogia de famílias em Quixeramobim e na região, nos ajuda a entender como a família de Marum veio parar no Brasil, no Ceará e especificamente em Quixeramobim. Sua pesquisa é baseada em documentos que narram a origem da família.
A história da família libanesa em Quixeramobim inicia quando José Simão Abu Marrul desembarcou no Brasil, em Pernambuco, no ano de 1911. Relatos de seus descendentes são de que ele fugia da guerra em seu país. Ele imigrou para o Ceará se estabelecendo primeiro em Fortaleza e depois em Quixeramobim, pois era parente próximo dos Sírios radicados em Quixadá e mantinha uma relação de amizade e negócios com os ‘Jorge’, ‘Roque’ e ‘Baquit’.
Em Quixeramobim, trabalhava no ramo varejista, e resolveu conhecer novas localidades, chegando ao ‘Olho d’água do Bizarril’, termo de Boa Viagem que pertencia à família ‘Alves Guerra’. Foi ali que ele conheceu a jovem Maria Alice da Conceição. Contraíram matrimônio em 16 de outubro de 1918, no Distrito de Madalena (hoje cidade de Madalena), termo de Quixeramobim. Ali também foi seu local de morada.
Anos depois resolve fincar residência na cidade de Quixeramobim e adquire o velho sobrado de três portas pertencente a Francisco Ivo da Silva Souza, na rua do Cotovelo (hoje Cônego Aureliano Mota), em frente a praça Santo Antônio (hoje praça da Prefeitura). Pouco tempo depois, José Simão constrói uma nova casa no lugar do antigo sobrado.
CONFIRA A ÁRVORE GENEALÓGICA DA FAMÍLIA EM QUIXERAMOBIM
José Simão Abu Marrul e Maria Alice da Conceição foram pais de 10 filhos, sendo;
1. Simão Marrul, nascido em 17 de novembro de 1920, casado com Maria Zinomar Rodrigues.
Simão Marrul foi vice-prefeito de Quixeramobim, tendo como cabeça de chapa Aldamira Guedes Fernandes.
2. Walter Simão Abul Marrul, nascido em 14 de outubro de 1922.
3. Jorge Simão, nascido em 12 de dezembro de 1923.
4. José Simão, nascido em 24 de julho de 1925.
5. Iracema Simão, nascida em 04 de outubro de 1926.
.
6. Antônio Simão, nascido em 28 de julho de 1927, casado com Idalba Simão.
Eles são os pais do ex-vereador Marcos Simão. Antônio Simão ficou muito conhecido por manter viva a tradição do varejo da família, com a loja de tecidos ‘Tutu Simão‘, localizada onde hoje funciona uma farmácia, em frente a praça Cel. João Paulino, na rua Cônego Aureliano Pinto.
7. Araci Simão, nascida em 04 de agosto de 1929, casada com Antônio Felício Cavalcante.
8. Marum Simão, nascido em 18 de maio 1934.
9. Moacir Simão, nascido em 1935.
*Não conseguimos encontrar o décimo filho.