Nesta sexta-feira, 23, a superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) recebe a posse da Fazenda Tingui, na zona rural de Quixeramobim, para destiná-la à criação de um assentamento para 30 famílias de trabalhadores rurais sem terra. A área possui 1316,48 hectares.
A cerimônia de transmissão de posse da fazenda à Regional no estado será realizada às 10h, na casa sede da fazenda, com a presença do superintendente do Incra no Ceará, Erivando Santos, de políticos do estado e da região, além de representantes de assentamentos do município e de movimentos sociais.
A fazenda Tingui dará lugar à 14ª área reformada pelo governo federal em Quixeramobim, onde vivem 822 famílias assentadas. Após a criação do assentamento em Tingui, as famílias cadastradas como beneficiárias da Reforma Agrária no local serão beneficiadas com recursos do Crédito-Instalação para apoio inicial, habitação rural, fomento à produção feminina e fomento.
Os beneficiários também poderão integrar outras políticas do governo federal, como o acesso ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e outras ações do Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar.
Retomada
A última área desapropriada para a reforma no estado foi a que originou o assentamento Cajueirinho/Pedra Branca, onde vivem 17 famílias assentadas, imitida em posse no município de Marco em dezembro de 2016.
Serviço
Imissão de posse de área para a Reforma Agrária em Quixeramobim – Fazenda Tingui
Data: 23/06/2023
Horário: 10h
Local: Casa sede da fazenda Tingui, zona rural de Quixeramobim/CE