A cidade de Quixeramobim vai receber a grande final do Festejo Ceará Junino em 2023. Esta é a segunda vez que o município sedia o evento, um dos mais tradicionais dos ciclos de cultura do Ceará.
De 27 a 30 de julho a cidade vai receber 21 quadrilhas juninas selecionadas nas etapas regionais dos Festejos Ceará Junino em 2023 para a escolha da grande vencedora. 14 macrorregiões do Estado receberão etapas regionais classificatórias para a final.
O Ceará Junino é o mais importante campeonato de quadrilhas do Estado. O evento é organizado pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), e terá seu lançamento oficial na próxima sexta-feira, 16, às 19h, na Estação das Artes. A 23ª edição do Ceará Junino terá como tema: “Faustos e Felizes no Mar do meu Sertão”, uma homenagem ao compositor, arquiteto, urbanista e poeta quixeramobinense Fausto Nilo.
Este ano a produção do evento ficará por conta da Assum Preto. Na quarta-feira, 14, representantes da produtora se reuniram com o gestor da Casa de Antônio Conselheiro, Pedro Igor, para traçar ações. O equipamento receberá alguns momentos do evento.
Sobre o Ceará Junino
O Festejo Junino é um Ciclo de Tradição dos mais importantes do Patrimônio Cultural Imaterial cearense. Este ano a Secretaria da Cultura aporta R$ 4.237.800 em projetos para pessoas físicas, grupos quadrilhas e festivais regionais. Neste edital, foram contempladas 136 quadrilhas de todas as macrorregiões do Estado. Pela primeira vez neste Ciclo a Secretaria avança nas políticas afirmativas e reservou vagas para pessoas negras, por meio de cota racial, cotas étnicas para indígenas e quilombolas e cota para pessoas com deficiência.