O açude Fogareiro, em Quixeramobim, no Sertão Central, recebeu grande aporte entre essa terça-feira, 4, e esta quarta-feira, 5, de acordo com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Foram 2,1 metros a mais contabilizados.
O açude passou de 50,32% nessa terça, para 73,26% hoje. Foram 22,94% a mais em 24 horas, fazendo com que o reservatório saltasse de 59,38 milhões de litros armazenados, para 86,44 milhões de litros, um aumento de 27,06 milhões de litros.
Um dos principais fatores para que o Fogareiro tenha recebido tanta água em pouco tempo se deve a sangria do açude Vieirão, em Boa Viagem, na noite dessa segunda-feira, 3.
Já se cria uma expectativa quanto a sangria do açude, que não atinge sua capacidade máxima desde setembro de 2011, quase 12 anos depois. Atualmente, falta 1,75m para a cota máxima. Caso sangre, a água segue para a Barragem de Quixeramobim, que já está sangrando desde o último domingo, 2.
A capacidade total do Fogareiro é de 118 milhões de litros, sendo o maior açude monitorado de Quixeramobim e o quarto maior da bacia do Banabuiú, atrás, apenas, do próprio açude Banabuiú, do Pedras Brancas e do Cedro. (Do Repórter Ceará)