Um vídeo que circula nas redes sociais, em que um jovem que possui transtorno mental é ridicularizado durante o corte de seu cabelo, revoltou familiares e amigos no início desta semana em Quixeramobim.
O caso repercutiu e agora chegou à Polícia Civil. Familiares registraram, na manhã desta segunda-feira, 20, um boletim de ocorrência informando sobre o vídeo e o teor pejorativo com que o jovem, visivelmente, é ridicularizado.
Matheus Silva, advogado da família, conversou com o Quixeramobim Agora. Ele informou que a vítima teria aceitado que um homem fizesse o corte de seu cabelo. No momento do corte, que era filmado por outras pessoas, o autor fazia movimentos transversais na cabeça do jovem com a máquina. O advogado informou ainda que a vítima também teve a sobrancelha raspada. A divulgação do vídeo gerou revolta imediata.
“Estou em conversa com o pessoal do CREAS e do CRAS e do Conselho Municipal de Pessoa com Deficiência. Nós iremos manejar uma ação penal, indenizatória, em relação ao crime que foi cometido. A dignidade da vítima foi atacada, principalmente pessoa com deficiência isso se agrava mais ainda, pois ele não tem o pleno discernimento sobre as ações que estão fazendo com ele”, disse o advogado.
Uma rede de apoio se formou no entorno do jovem depois do ocorrido. O Núcleo de Assistência Social da cidade está oferecendo ajuda. Visitas estão sendo realizadas no sentido de direcionar a atividades pedagógicas que ocupem o tempo da vítima.
Além do vídeo, segundo Matheus Silva, a família descobriu que existia um grupo de WhatsApp com conteúdo pejorativo à imagem da vítima. “Essas pessoas que fazem grupinho no WhatsApp pra fazer chacota da imagem do meu irmão, saibam que também vou tomar providências, nem que eu tenha que enfrentar o mundo inteiro por ele, eu vou fazer. Só vou ficar em paz quando essa pessoa pagar pelo que ela fez”, disse Jamilly Sousa, irmã da vítima. A família cobra que a Polícia Civil abra uma investigação para apurar o caso.
*Resolvemos não identificar a vítima para preservá-la de mais exposição.