Dando início a programação do mês de novembro, artistas do Laboratório de Música Porto Vila Cariri, da Escola Porto Iracema das Artes e da Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira, equipamentos da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), geridos pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), apresentam, nos dias 1, 3 e 4 o desenvolvimento de seus projetos por meio das Rotas de Criação, momento de partilha dos trabalhos a todos os públicos. As atividades ocorrem no Auditório Izaíra Silvino da Vila da Música e são gratuitas.
Participam das Rotas os quatro projetos selecionados da edição. Na terça-feira, 1 de novembro, às 18h30, teremos o “Dentre todas elas, dentre tantas outras: uma canção para cada cantora”, formado por Fatinha Gomes, Mestra Marinez, Tâmara Lacerda e Leidiane Pereira. A abertura da apresentação será por conta do Pedro Paulo Chagas e professores convidados da Vila da Música.
Na quinta-feira, 3 de novembro, temos o projeto “Raízes do Violão e da Rabeca: desafios na manutenção da prática” com Mestre Expedito Caboclo, Cícero Carlos Gomes e Otávio Alencar. O evento terá início também às 18h30 com a apresentação da Camerata Ágio Moreira de Violões. Na sexta-feira, 4 de novembro, às 18h, apresentam-se os projetos “Terreiro de Santo, Terreiro de Guerreiro”, composto por Nando, Mestre Francisco de Assis e Cícero Airton e “As Canções de Maria” com Sidália Maria, Juliana Silva, Mestra Maria e José Elenilson.
Verlucia Nogueira, coordenadora regional do Lab Porto Vila Cariri, ressalta a importância da existência de programas e projetos que valorizam processos criativos e conta: “As Rotas de Criação são convites para embarcar nesta travessia das experiências vivenciadas nos processos criativos, através de uma partilha das trilhas percorridas até então por estes artistas. Tenho acompanhado de perto este rol de artistas lindos e diversos e aos processos compostos por sutilezas, anseios, sentimentos, trocas e aprendizados, em torno da criação artística e da pesquisa, onde a música é o elo que agrega as camadas de saberes, de histórias e de pessoas”, finaliza.