O gerente regional da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH), Paulo Ferreira, foi o entrevistado de hoje, 25, do Programa SerTão Conta Mais, da Rádio Campo Maior AM 840.
Atualmente o Açude Pedras Brancas encontra-se com 6,37% de sua capacidade e abastece duas das principais cidades do Sertão Central: Quixadá e Quixeramobim. Paulo revelou que os estudos realizados pela COGERH apontam que dentro do pior cenário (que seria de chuvas abaixo da média este ano e no próximo) o reservatório ainda suportaria até o final do primeiro semestre de 2018.
Semana passada a FUNCEME divulgou que o Ceará tem 40% de chance de ter um inverno dentro da média histórica. Já para o próximo ano, há uma preocupação em torno da possível volta do fenômeno El Niño, que é responsável pela estiagem no Nordeste brasileiro.
“Nós temos uma cenário preocupante em todos os municípios do Estado. Não é porque temos essa reserva do Pedras Brancas que a gente acha que está confortável, pelo contrário, precisamos usar com consciência, precisa intensificar as campanhas”, disse.
Postado por: Jornalismo – Sistema Maior de Comunicação