A vereadora Lúcia Aquino (PSDB), que integra o bloco de oposição à gestão de Vauires Mendes (PT), fez duras críticas ao governo municipal durante a sessão da Câmara Municipal na última terça-feira, 16.
Ao falar sobre a saúde municipal, Lúcia foi enfática ao afirmar: “A cada dia que passa a situação do município está cada vez pior. São muitas as lamentações que a gente encontra […] Está faltando tudo no município de Senador Pompeu. As pessoas vão para os PSF e, chegando lá, quando encontram o médico não encontram a medicação. Por exemplo, se precisarem fazer curativo, chegando lá não encontram o material e é preciso que a família vá comprar. E dinheiro no município tem, mas não está sendo usado da forma correta”, disse.
A parlamentar afirmou ainda que está para acreditar que haja a possibilidade do prefeito Vauires Mendes ter praticado pedaladas com o dinheiro do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) e também do Incentivo Adicional ao Programa de Agentes Comunitários de Saúde.
“O dinheiro está lá desde 2015 e os agentes não estão recebendo. Foi feita uma redução do incentivo dos agentes de saúde e mesmo assim eles não estão recebendo desde julho ou agosto do ano passado. A gente vê que o dinheiro tem. Eu estou para acreditar que estão fazendo mesmo pedaladas com o dinheiro dos agentes de saúde, como também com o dinheiro do PMAQ”, afirmou Lúcia.
De acordo com ela, somente o valor destinado ao município em 2015, do PMAQ, corresponde a R$ 1,2 milhão. Já do programa de Incentivo Adicional dos Agentes Comunitários de Saúde seriam R$ 766 mil.