Dando sequência à série de entrevistas realizadas pelo programa Repórter Ceará transmitido pela Rádio Campo Maior, nesta quinta-feira, 13, foi a vez do Deputado estadual Cirilo Pimenta,do PSDB.
O parlamentar iniciou o debate discutindo a questão da segurança e abordou a falta de policiamento na zona rural de Quixeramobim. Cirilo também abordou a questão das drogas que são, segundo ele, o maior problema causador do crescimento da violência em todo o Estado. O Deputado falou de seu projeto de lei que cria um “batalhão de fronteira” que impediria a entrada de drogas e também de qualquer tipo de arma que possa aumentar a violência no Estado.
Outro assunto abordado foi a questão da estiagem que assola o Estado, caso este que foi motivo de reunião do governador Cid Gomes com os prefeitos de todo o Ceará nesta quinta-feira, 13, no Palácio Iracema. O deputado afirmou que na realidade todas as prefeituras deveriam decretar Estado de Emergência, pois os efeitos da seca verde já estão sendo sentidas a muito tempo. Cirilo demonstrou ainda sua preocupação com a questão do desmatamento e o avanço imobiliário no litoral, algo que contribui muito para a mudança no clima, e o assoreamento da barragem de Quixeramobim, mostrando seu apoio a arborização, ressaltando que seu governo foi um dos que mais se preocupou em plantar árvores por todas as ruas da cidade.
Dentre os assuntos discutidos Cirilo Pimenta destacou o crescimento que o município teve nos últimos anos, afirmando que o município cresceu e vai continuar se desenvolvendo, ao mesmo tempo em que é necessário avaliar, estudar e procurar soluções para os problemas ainda existentes.
Diversos ouvintes participaram do programa fazendo perguntas diretamente ao entrevistado. Confira agora algumas participações:
Alessandra – Paus Brancos: “Como está o andamento do projeto das casas de taipa que serão substituídas por casas de alvenaria?”
Cirilo Pimenta: “Vai ser feito. Para se ter idéia, Quixeramobim é um dos únicos municípios que aproveitou os recursos, apesar de ser um processo muito lento. Infelizmente o Ceará não soube aproveitar o recurso disponibilizado para a construção destas casas. A Bahia agora está pedindo à Caixa Econômica o recurso que seria destinado para o Ceará, pelo motivo do nosso estado não utilizar o dinheiro.”
Acrísio – Jurema, Distrito Damião Carneiro: “Gostaria de saber se o senhor tem alguma colocação em relação á estrada que liga Quixeramobim a Madalena?”
C.P.: “Esta obra vem sendo trabalhada há 10 anos, já está em licitação, não vou marcar data. Eu espero apenas que ela seja feita este ano. A licitação é algo imprevisível, principalmente pelo risco que corre de alguma empresa entrar com recurso na justiça, algo que se acontecer faz com que a obra demore muito a sair do papel. Esta obra na realidade foi feita no término no governo Tasso, não foi realizada no mandato de Lúcio porque estava fazendo o Bird II.”
Emanuel Cláudio – Crisantemo, Distrito de Belém: “Gostaria de saber se o cartão digital é importante também para as Associações Comunitárias.”
C.P.: “Logicamente que é muito importante, estamos trabalhando para isso, vamos levantar essa bandeira. É muito importante a informatização para saber como andam todos os agricultores.”
Em se tratando de eleições, o deputado revelou ser candidato novamente a uma vaga na Assembléia Legislativa e disse esperar contar com o apoio de seus conterrâneos para sua reeleição. Já se referindo à situação de seu partido no Estado, Cirilo defende a existência de um nome tucano para concorrer ao governo do Estado nas eleições deste ano. “Uma candidatura única torna uma discussão pobre” enfatizou.
Postado por: Jornalismo – SMC