Ele está por a toda parte. A três dias da Páscoa, fileiras de ovos de chocolate se multiplicam nos supermercados e nas doçarias, exigindo muita força de vontade de quem não pode ou não quer sucumbir à tentação.
Altamente calórico, o chocolate é o vilão das dietas, mas pode ser consumido com moderação por pessoas saudáveis. Nutritivo, contém vitaminas e sais minerais, além de alto teor de flavonóides -antioxidantes que podem ajudar a reduzir os riscos de doenças cardiovasculares- e de substâncias precursoras da serotonina -responsável pela sensação de prazer e bem-estar.
QUADROSDE QUE É FEITO O CHOCOLATE
Amargo: massa de cacau (resultado da trituração das favas), manteiga de cacau, açúcar e lecitina de soja (estabilizante usado para tornar a mistura homogênea)
Ao leite: adiciona-se leite em pó à massa de cacau, à manteiga de cacau, ao açúcar e à lecitina de sojaBranco: manteiga de cacau, açúcar, lecitina de soja e leite em pó
QUEIME AS CALORIAS
(na esteira ou na piscina, 100 gramas de chocolate ao leiteAndando89 minutos a 5 km/hCorrendo57 minutos a 5 km/hNadando60 minutos de “crawl” em velocidade médiaHidroginástica48 minutos em intensidade média* valores calculados para uma pessoa de 70 kgFonte: RGNutri (consultoria nutricional)
OS MAIS CALÓRICOS
(calorias/100 gramas)Chocolate crocante 553Chocolate branco 550Chocolate ao leite 540Chocolate amargo 537Fonte: RGNutri (consultoria nutricional)
OS 5 MAIORES CONSUMIDORES MUNDIAIS
(em toneladas/ano)
Estados Unidos – 1,696 milhão
Alemanha – 695 mil
Inglaterra – 641 mil
-Rússia -537 mil
-França – 248 mil
O Brasil encontra-se na sétima posição, com 137 mil toneladas
Fonte: Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Balas e Derivados
OS 5 MENORES CONSUMIDORES MUNDIAIS
(em toneladas/ano)Cingapura – 4.000Tailândia
– 4.000Hong Kong
– 6.000Venezuela
– 6.000Malásia – 8.000
(Fonte: folha online )