O deputado Cirilo Pimenta (PSDB) solicitou, na sessão plenária desta terça-feira (30/03) da Assembleia Legislativa, que a bancada de apoio do Governo do Estado interceda para que o governador Cid Gomes receba os policias militares insatisfeitos com as condições de trabalho. O parlamentar tucano entende que uma das formas de resolver o problema da violência no Estado é valorizar o policial.
Cirilo Pimenta reconheceu o investimento material que o Governo tem feito na área de segurança pública. Entretanto, ele ponderou que o contingente policial ainda é insuficiente. Isso tem levado os PMs a serem submetidos a uma carga-horária de trabalho desumana.
Para o tucano, o Governo falha ao privilegiar o aparato policial em detrimento dos recursos humanos. Ele alertou para a situação do Hospital da Polícia Militar do Ceará. “Lá não há condição de fazer o atendimento mais simples, quanto mais uma intervenção cirúrgica”,destacou.
Outro problema apontado pelo deputado são os baixos salários. “Essa reivindicação deve chegar de forma direta. Caso contrário, estaremos caminhando para uma situação mais difícil ainda”, frisou. “São eles que colocam a vida em risco para defender a sociedade. Precisamos mostrar essa solidariedade”, ressaltou.
Em aparte, o deputado Ely Aguiar (PSDC) atribui a atual situação da segurança pública do Estado ao trabalho do secretário de Segurança Roberto Monteiro. “Essa casa deu o Título de Cidadão Cearense ao secretário e só teve um voto contra, que foi o meu”, lembrou.
O deputado Ferreira Aragão (PDT) afirmou que “segurança se faz com homens” e eles devem receber mais atenção. “Que incentivo o policial vai ter de enfrentar um bandido, se quando for baleado vai parar em uma fila de espera do IJF”. Já o deputado Heitor Férrer (PDT) ponderou que o Hospital da PM tem tecnologia, mas não tem funcionários para atender as demandas.