O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi notificado nesta quinta-feira sobre a multa de R$ 5 mil aplicada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por propaganda eleitoral antecipada em favor da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, pré-candidata do PT às eleições presidenciais. Segundo a Corte Eleitoral, o presidente tem até segunda-feira para recorrer da decisão.
O ministro-auxiliar Joelson Dias rejeitou a acusação contra a ministra, mas entendeu que Lula antecipou a propaganda eleitoral na inauguração de um complexo esportivo construído com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), em 29 de maio de 2009, um ano e cinco meses antes do pleito. Na ação, o PSDB acusa o presidente de usar o evento para promover a ministra Dilma.
Para o ministro do TSE, ao interagir com o público durante a cerimônia, Lula antecipou a propaganda eleitoral. “Afinal, ao interagir com os que assistiam à cerimônia, para inclusive dizer que esperava estar correto o que afirmavam, isto é, que a segunda representada (Dilma Rousseff) seria essa ‘outra pessoa’ para a qual entregaria o mandato, tenho que o primeiro representado findou por incorporar ao seu próprio discurso a aclamação do nome da segunda demandada”, afirmou.
(Fonte: jbonline)