Programa que beneficiou mais de 180 mil cearenses desde sua criação, em 2009, a CNH Popular foi ampliada com mais 3 mil vagas, nesta quarta-feira, 15, para estudantes de graduação e ensino técnico de instituições públicas estaduais e federais. A novidade veio por meio de sanção do governador Elmano de Freitas, durante solenidade no Palácio da Abolição, em Fortaleza. A expansão foi viabilizada com aporte de R$ 4,5 milhões por parte do Governo do Estado.
O momento também contou com a participação do secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira; do secretário das Cidades, Zezinho Albuquerque; da secretária da Igualdade Racial, Zelma Madeira; da secretária da Diversidade, Mitchelle Meira; do secretário do Planejamento e Gestão, Alexandre Cialdini; do superintendente do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE), Waldemir Catanho; além de outras autoridades.
“Isso permite que esse jovem não tenha essa despesa, possa tirar a sua carteira e também, quem sabe, até conseguir uma renda extra. Essa ajuda, com certeza, facilitará a vida desse jovem e poderá também facilitar a vida da família como um todo. Quero muito agradecer os servidores e servidoras do Detran pelo trabalho realizado para o povo cearense”, destacou o governador Elmano de Freitas.
Além de estarem ligados à uma instituição de ensino, os candidatos precisam ter no mínimo 18 anos e possuírem inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal. O serviço é previsto para as categorias A (moto) ou B (carro).
Das 3 mil novas vagas, 1.800 serão voltadas para motociclistas. Somente em 2025, o Detran-CE emitiu mais de 3 mil documentos por meio do programa. Somando os inscritos de 2023 e 2024, um total de 50 mil carteiras foram distribuídas pelos 184 municípios cearenses. O investimento, por parte do Governo do Ceará, foi de R$ 25 milhões.
Ver essa foto no Instagram