Na próxima segunda-feira, 07, durante a assinatura da ordem de serviço para a construção do Porto Seco em Quixeramobim, a Sudene e a prefeitura do município formalizarão um acordo de cooperação técnica para atração de investimentos. O evento contará com a presença de lideranças políticas do Sertão Central e representantes do setor econômico, além do governador Elmano de Freitas (PT) e do prefeito de Quixeramobim, Cirilo Pimenta (PSB).
Segundo Heitor Freire, diretor de Gestão de Fundos e Incentivos Fiscais da Sudene, a parceria visa apoiar empresas nacionais ou estrangeiras que queiram se instalar no município, especialmente no Porto Seco, um complexo logístico multimodal com área alfandegada, conectado à Transnordestina. “Disponibilizamos nossos instrumentos de financiamento, como o Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) e incentivos fiscais, para atrair investimentos, gerando oportunidades e renda para a região”, afirmou.
Freire destacou que a Sudene é uma das principais financiadoras da Transnordestina, ferrovia que ligará Eliseu Martins (PI) ao Porto de Pecém (CE). A autarquia já liberou R$ 4,2 bilhões do FDNE para a obra e deve investir mais R$ 3 bilhões.
O Porto Seco é um projeto estratégico que visa impulsionar a infraestrutura e facilitar o escoamento de cargas, consolidando Quixeramobim como polo logístico. A TLSA, concessionária da Transnordestina, planeja construir cinco portos secos e dois terminais intermodais ao longo da ferrovia, em três estados do Nordeste.
Com informações da Assessoria de Imprensa da Sudene