O Governo do Ceará entregou, nessa sexta-feira, 11, a pavimentação da rodovia CE-449, no município de Quixeramobim. Além disso, na passagem pelo Sertão Central, o governador Elmano de Freitas autorizou o início das obras do Hospital Municipal de Quixadá, um convênio entre Estado e Prefeitura. Além do chefe do Executivo Cearense, as cerimônias também contaram com a presença da secretaria da Saúde, Tânia Mara Coelho; do deputado federal José Guimarães; e outras autoridades.
A CE-449 passou por intervenções em um trecho de 23,20 km, seguindo de Nenelândia até Canhotinho, na CE-166. O trajeto é de grande relevância para as comunidades de Nenelândia e arredores, permitindo um deslocamento mais eficiente tanto ao centro de Quixeramobim quanto a Senador Pompeu.
O governador Elmano de Freitas destacou o impacto que entregas como essas têm na vida das pessoas de uma região. “Eu estou muito feliz de estar entregando uma obra tão importante para essa região e anunciando outra. Isso aqui é o resultado do suor do trabalho dos cearenses, e é o nosso dever que ele retorne em estrada, em educação de qualidade, em saúde pública e segurança. Então, eu tenho orgulho, como governador, de estar aqui”.
O líder comunitário de Nenêlandia, Antônio Ramoaldo, conhecido como Baixinho, feliz com o momento, ressaltou o impacto positivo da obra para a comunidade. “Essa obra trouxe inúmeros benefícios para a nossa comunidade, impactando positivamente na vida de todos nós. Essa estrada deu muito mais conforto e agilidade para gente se deslocar, e até mesmo facilitando o acesso a outras localidade e ajudando no desenvolvimento local”.
A obra conta com duas pontes: uma de 90 metros, construída sobre o riacho Caiçara, e outra de 240 metros sobre o Rio Banabuiú, o que garante à população local uma travessia mais segura, sobretudo durante a quadra chuvosa.
O prefeito de Quixeramobim, Cirilo Pimenta, destacou a gratidão pelo momento. “Temos que agradecer a parceria com o Governo do Ceará, porque isso aqui é uma obra maravilhosa, tem uma repercussão extraordinária para toda região”, comentou. “Essa estrada, junto com outra que foi entregue na gestão passada, faz uma integração importante para a nossa produção poder escoar”, completou.
Moradora da região, a dona de casa Adriana da Silva viu na CE-449 a economia de tempo para acessar as regiões mais centrais do município. “Antes eu andava uns 7km para alcançar a estrada principal, agora cortou para uns 2km. Então foi boa demais essa estrada, facilitou bastante. Isso mudou a vida de muito gente por aqui”, relatou. O Governo do Ceará investiu R$ 31 milhões na estrada.