Morreu em Fortaleza, na noite desta quarta-feira, 16, a ex-primeira-dama de Quixeramobim, Terezinha do Menino Jesus Holanda Machado, aos 87 anos. Ela estava internada no Hospital Oto Clínica para tratamento de saúde.
Dona Tereza
Nascida em Quixeramobim, no dia 8 de maio de 1937, Terezinha era filha de Antônio Holanda Cavalcante e Hermelina Torres Holanda. Casou-se em 19 de março de 1960 com o ex-prefeito de Quixeramobim e ex-deputado estadual Alfredo Almeida Machado. A união perdurou até a morte de Alfredo, em 15 de julho de 2001, totalizando 41 anos de união.
Dona Tereza, como era carinhosamente conhecida, sempre foi uma mulher forte. Durante os anos ao lado de Alfredo, mantinha sempre as portas de sua casa abertas, seja na cidade, sob os benjamins, na Manituba, na zona rural de Quixeramobim ou em Fortaleza. Sempre engajada em causas comunitárias, era conhecida por sua presença constante ao lado do marido e, principalmente, pelo cuidado com os filhos e sua relação familiar.
Após a morte de Alfredo, permaneceu em Quixeramobim e, anos depois, mudou-se para Fortaleza para ficar mais próxima de parte de seus filhos. Em todas as edições do tradicional evento Café do Alfredo, criado pela família para lembrar a memória do ex-prefeito, era sempre a figura mais cortejada.
Ela deixa quatro filhos: Alfredo Ricardo de Holanda Cavalcante Machado, Maria Teresa Holanda Machado, Afonso Celso Holanda Machado e Sérgio Eduardo Holanda Machado.