Em entrevista à Rádio Campo Maior AM 840, emissora que integra o Sistema Maior de Comunicação, o prefeito de Quixeramobim, Cirilo Pimenta (PSB), informou nessa quinta-feira, 11, que a cidade foi beneficiada com um galpão que será construído no espaço que hoje está localizado o lixão. O espaço será transformado em um aterro sanitário, onde os recicladores deverão trabalhar na transformação dos resíduos em reciclagem. A ideia é diminuir o desperdício e a agressão ao meio ambiente.
O prefeito se reuniu com os catadores nesta semana e distribuiu os equipamentos, como roupas e equipamentos de proteção, para uso dos trabalhadores. O gestor destacou que a licitação para construção do galpão será realizada nos próximos dias. “Os profissionais hoje já recebem uma bolsa do Governo do Estado, através da Semace, e daqui a alguns dias vamos ter realmente eliminado o lixão, e tratar todos esses resíduos de forma mais organizada, higiênica e zelando pelo meio ambiente”.
Quixeramobim integra o Consórcio Público de Manejo dos Resíduos Sólidos da Região do Sertão Central (Conserce). Integram o grupo, além de Quixeramobim, os municípios de Banabuiú, Choró, Ibaretama, Ibicuitinga e Quixadá.
Expansão da fábrica de calçados
Cirilo esteve nessa quinta visitando a Fábrica de Calçados de Quixeramobim, que gera hoje 7 mil empregos com carteira assinada no município. O gestor informou que hoje deve, acompanhado do proprietário da fábrica, se reunir com o governador do Ceará, Elmano de Freitas. O governador deve anunciar a construção de mais dois galpões que vai empregar mais 1.500 pessoas nos próximos anos.
O município deve licitar ainda na próxima semana, de acordo com o prefeito, a construção de uma creche 24 horas, dentro da fábrica de calçados, que vai beneficiar os cooperados. O espaço será construído em um terreno doado pelo detentor da fábrica e a previsão de entrega da obra é ainda para este ano de 2024.
Confira a entrevista completa: