Em conversa semanal com os cearenses por meio das redes sociais, o governador Elmano de Freitas anunciou nessa quarta-feira, 25, um pacote de concursos para nove órgãos. De acordo com o chefe do Executivo Estadual, todos os certames estão autorizados para iniciar o processo de seleção.
As pastas selecionadas para que sejam realizados concursos são:
- Arce (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará);
- CEE (Conselho Estadual de Educação);
- Ipece (Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará);
- PGE (Procuradoria-Geral do Estado);
- SOP (Superintendência de Obras Públicas);
- PC-CE (Polícia Civil do Estado do Ceará);
- SAP (Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização);
- Seplag (Secretaria do Planejamento e Gestão);
- Seas (Superintendência Estadual do Sistema Socioeducativo).
Em sua fala, Elmano destacou, dentre os concursos autorizados, o da PC-CE. “É a ação mais estratégica para a Segurança Pública. Nós precisamos de informação e investigação aprofundada para o enfrentamento às organizações criminosas. Eu sei da importância de ter a presença efetiva da Polícia nas comunidades e do trabalho de prevenção da juventude, mas nós também precisamos ter inteligência, utilização da tecnologia e investigação, principalmente procurando encontrar e prender os chefes dessas organizações criminosas”, pontuou o governador.
Chamada de professores
Na mesma live, o governador do Ceará também divulgou, após pergunta do internauta Carlos George, o calendário de chamamento de 637 concursados do cadastro de reserva do último concurso da Educação no Estado. Segundo ele, o edital de convocação está previsto para o próximo dia 30 de novembro com todo o processo sendo finalizado até o fim do mês de janeiro.
“A prorrogação, conforme eu disse, foi feita. A Secretaria da Educação já fez o cronograma para chamar os professores. Nós vamos ter um edital convocando no dia 30 de novembro. Nós fizemos um cronograma para que você seja chamado e que, ao final desse cronograma, você esteja pronto para iniciar o novo ano letivo”, destacou Elmano aos professores, lembrando que o calendário segue com entrega de documentação, perícia médica e locação dos professores.
Depois disso, a publicação da nomeação dos professores está prevista para 15 de janeiro de 2024. A posse deve ser realizada em 26 de janeiro, com o início das aulas do próximo ano letivo marcado para 29 de janeiro.