Morreu em São Paulo nesta quinta-feira, 06/07, o dramaturgo José Celso Martinez Corrêa, aos 86 anos, fundador de uma das mais importantes companhias brasileiras de teatro, o ‘Teatro Oficina‘. Ele estava internado no Hospital das Clínicas havia dois dias com queimaduras no corpo por conta de um incêndio em seu apartamento.
Zé Celso com “Os Sertões” em Quixeramobim
A companhia Teatro Oficina Uzyna Uzona criada por Zé Celso em 1958 desembarcou em Quixeramobim em novembro de 2007 para apresentar a célebre peça “Os Sertões”, cidade natal de Antônio Conselheiro. O Quixeramobim Clube ganhou reforma para receber a réplica do histórico prédio do Teatro Oficina. Baseado na clássica obra de Euclides da Cunha, o espetáculo tinha duração de 30 horas. Dirigido pelo dramaturgo, “Os Sertões” foi dividido nas peças A Terra, O Homem 1, O Homem 2, A Luta 1 e A Luta 2 e comemorou os 50 anos de criação do Teatro Oficina.
A produção foi composta por uma equipe de 70 pessoas, que colocou o pé na estrada carregando cinco toneladas de cenário e objetos de cena e 2,5 mil figurinos. No palco 47 atores, músicos, dançarinos e atores mirins do Movimento Bixigão, mais dois câmeras ao vivo, quatro contra-regras e, nos bastidores outros 17 profissionais entre iluminadores, sonoplastas, VJs, produtores, camareiras e pessoal de apoio. A equipe de viagem de “Os Sertões” ficou completa com a entrada em cena de 15 adolescentes de Quixeramobim que foram treinados nas cinco peças por meio de uma oficina.
Em 2007 ele visitou os estúdios do Sistema Maior de Comunicação. Sempre livre, sempre sendo Zé Celso, falou do amor à cidade e ao Conselheiro no programa apresentado por Izaurinha Reis, na Canudos FM.
Segunda visita de Zé Celso em Quixeramobim
O auditório da Faculdade de Quixeramobim – UNIQ recebeu em 2016 o seminário Mesa I, que fazia parte do evento Conselheiro Vivo daquele ano e o convidado era Zé Celso, que apresentou muito de sua pesquisa e conhecimento pessoal sobre o líder de Canudos, Antônio Conselheiro.
Na ocasião Zé relembrou momentos do espetáculo “Os Sertões”, que narrou a história de Quixeramobim/Conselheiro/Canudos. Ao final do encontro Zé e tão somente ele faria isso, conduziu o público em cortejo e entoando cânticos da UNIQ até a Praça da Matriz de Santo Antônio, onde foram realizadas apresentações na Tenda SESC. Zé Celso organizou uma linda ciranda e encantamento.