Começa hoje, 18, em Quixeramobim, o TIC – Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará. O evento que chega a 12ª edição está consolidado como um projeto de democratização de acesso à cultura às crianças, aliado a uma proposta educativa, promovendo valores relacionados à diversidade, à educação e ao meio ambiente.
Já é tradição no TIC a estreia de espetáculos, de teatro e música. Na 12ª edição, duas novas produções entram em cena pela primeira vez. Uma delas é “João Preguiça”, da Cia Prisma. O espetáculo é uma continuação da cômica saga de “João Sortudo”, um dos grandes sucessos das artes cênicas para crianças no Ceará, que já realizou quase 200 apresentações desde 2013.
Entre as cidades que vão receber o festival está Quixeramobim, no Sertão Central, que inicia hoje e ocorre até amanhã, 19 de junho. O público da cidade poderá conferir o festival a partir das 18h30, na Praça da Prefeitura. Depois do DJ Miau, que abre a programação, a criançada vai se divertir com o espetáculo “João Preguiça”, da Cia Prisma, e com a banda Dona Zefinha, apresentando o show “O circo sem teto da lona furada dos bufões”. Feira de Trocas e Doação de Livros e Brinquedos e Oficina de Confecção de Bonecos com Material Reciclável acontecem no local durante a programação.
Nesta segunda-feira, duas escolas públicas municipais vão receber espetáculos do TIC: “Bia e Luca contra o Dr. Desperdício”, do grupo de teatro Blitz, seguido de debate, e “João Preguiça”, da Cia Prisma. As escolas contempladas são a EEF Dona Mundoca e EEF Teresa Heloísa Saraiva Câmara.
Feira de trocas e doação de livros e brinquedos
Uma experiência que encantou o público infantil em todas as cidades onde o TIC aconteceu em 2022, e que acontecerá novamente no 12º TIC, é a Feira de Trocas e Doação de Livros e Brinquedos. O objetivo é incentivar a troca de objetos que não são mais usados por outros que possam ser úteis para outras pessoas. Se uma criança tem em casa algum brinquedo ou livro que não quer mais, pode trocar por outro que outra pessoa não quer mais também. Ou então, se preferir, pode doar para que outras crianças possam aproveitá-lo. Os itens que forem arrecadados serão doados para projetos sociais que atendem crianças em Fortaleza. Com esta ação, o TIC reforça sua defesa à preservação do meio ambiente, alertando crianças e adultos sobre a importância do consumo consciente. Esta iniciativa é inspirada no movimento criado pelo programa Criança e Consumo, do Instituto Alana.