O professor universitário e analista de sistemas, Marum Simão Filho, morreu em Fortaleza, aos 53 anos. Ele é filho do professor, escritor e ex-secretário de Educação de Quixeramobim, Marum Simão.
Atualmente, Marum era professor titular do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7), onde coordenava os cursos de graduação em Sistemas de Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Redes de Computadores, além dos cursos de Especialização em Arquitetura de Sistemas para Internet, em Gestão Estratégica de TI e em Ciência de Dados. Além disso, atuava no Ambiente de Governança de Tecnologia da Informação do Banco do Nordeste Brasil (BNB).
O velório ocorre na funerária Ethernus (sala Acácia), na Rua Padre Valdevino, 1688. Uma missa será celebrada às 13h30min, sendo seguida pelo sepultamento, às 15h30, no cemitério Parque da Paz.
Sobre Marum Simão Filho
Marum era doutor e pós-doutor em Informática Aplicada pela Universidade de Fortaleza, Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco, MBA em Gestão Empresarial Estratégica pelo Centro Universitário 7 de Setembro e Bacharel em Computação pela Universidade Federal do Ceará. Desde 1998, vinha lecionando em cursos de graduação e pós-graduação.
É autor de artigos publicados em periódicos e conferências nacionais e internacionais e revisor de diversos periódicos e conferências. Além da docência e da pesquisa, trabalhava no mercado de TI há vários anos, acumulando experiência em gestão de projetos e desenvolvimento de sistemas, tendo participado de projetos no Brasil e no exterior, em empresas como Têxtil Bezerra de Menezes, Metalic, Customer First, Atrativa, Secretaria de Educação do Ceará, Rede Nacional de Pesquisa e Bristol Myers Squibb, além de ter atuado como pesquisador visitante no International Research Institute for Climate and Society, da Columbia University (EUA).
Ocupou cargos de gestão como diretor de Informática do Tribunal de Justiça do Ceará, sócio-diretor da SoftExport Informática e chefe de Informática da Fundação Cearense de Meteorologia. Foi cofundador Grupo de Usuários Java do Ceará (CEJUG) e coordenador do Projeto JEDI – Java Education and Development Initiative – no Ceará. Atualmente, é funcionário do Ambiente de Governança de TI do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e Professor Titular do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7), onde coordena os cursos de graduação em Sistemas de Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Redes de Computadores, além dos cursos de Especialização em Arquitetura de Sistemas para Internet, em Gestão Estratégica de TI e em Ciência de Dados. Também atua como representante institucional da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) na UNI7. (Do Repórter Ceará)