O governador eleito do Ceará, Elmano Freitas (PT), anunciou mais nomes que vão compor o secretariado da gestão de 2023-2026, nessa sexta-feira, 30. Desta vez, ele começou o anúncio pelo secretário da Casa Civil, Max Quirino.
Casa Civil – Max Quirino: é mestre em Economia do Setor Público pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da UFC e graduado em Geografia pela Uece. É professor estadual. Foi diretor da Ematerce, de 2011 a 2015; presidente do Instituto Agropolos do Ceará, de 2015 a 2017; e presidente da Ceasa-CE, de 2018 a 2021, até assumir, em fevereiro do mesmo ano, e superintendência do Detran-CE.
Articulação Política – Waldemir Catanho: é graduado em Jornalismo pela UFC. Filiado ao PT, tem histórico de atuação nos movimentos estudantis e sindicais, foi secretário de Governo da Prefeitura de Fortaleza de 2004 a 2012 na gestão da então prefeita Luizianne Lins.
Infraestrutura – Antônio Nei de Sousa: é advogado formado pela Unifor. Antônio Nei já esteve como secretário-executivo da Secretaria das Cidades. Foi prefeito, vice e secretário municipal de Pereiro. Atuou como assessor parlamentar na Assembleia Legislativa e atuou como conselheiro do Conselho Estadual do Meio Ambiente. Foi secretário-executivo de Pesca da Secretaria do Desenvolvimento Agrário.
Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Seciterce) – Sandra Monteiro: é graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Alagoas. Tem especialização em Administração Hospitalar e em Fisiologia Humana; mestrado e doutorado em Farmacologia pela UFC; e pós-doutorado pela UFC. Atuou na docência no IFCE, UFRN e Unifor. Foi responsável pela Coordenadoria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secitece. Atualmente é chefe do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da Faculdade de Medicina/UFC.
Pesca e Aquicultura – Oriel Nunes Filho: deputado estadual eleito para a legislatura 2023-2026. Fisioterapeuta e agropecuarista, foi chefe de Gabinete da Regional V da Prefeitura de Fortaleza. Assumiu como suplente uma cadeira da Assembleia Legislativa na legislatura 2019-2022, atuando nas comissões de Cultura e Esportes; Orçamento; Saúde, e Viação e Transporte.
Relações Internacionais – Roseane Medeiros: é graduada em Engenharia Civil pela UFC e mestre em Engenharia Estrutural pela PUC-RJ. Roseane Oliveira em Medeiros já atuou na área de formação na iniciativa privada e também como professora universitária. Presidiu entidades de classe e câmaras temáticas, além de ter sido presidente do Conselho Industrial do Ceará e diretora da Fiec. Está como secretária-executiva da Indústria na Sedet.
Direitos Humanos – Socorro França: é graduada em Direito, Administração e Economia e com mestrado em Direito Público, tem quase 60 anos de serviço público. Foi procurada-geral de Justiça do Ceará por cinco mandatos; ouvidoria-geral do Estado; coordenadora do Decon; assessoria de Políticas Públicas sobre Drogas e integrante do Conselho de Direitos Humanos do Estado, do Conselhor Superior do Ministério Público, do Conselho de Família e Cidadania, e do Conselho Nacional de Defesa de Defesa do Consumidor. Esteve à frente da SPS e da Sejus e como conselheira da Arce.
Cidadania e Diversidade – Mitchelle Meira: especialista em direitos humanos, é assessora parlamentar, vice-presidente do Conselho Estadual de Combate à Violência e Discriminação LGBT; secretária estadual LGBT do PT e membro da Secretaria Nacional LGBT do PT. Foi a primeira coordenadora nacional da política LGBT no Governo Federal, na gestão do presidente Lula, e coordenadora municipal da política LGBT, na gestão Luizianne Lins. Militante da Articulação Brasileira de Lésbica, Marcha Mundial das Mulheres e integrante do Fórum Cearense LGBT.
Conselho Estadual de Educação – Ada Pimentel: é graduada em História e Pedagogia, com pós-graduação em Administração da Educação e Mestrado em Educação. Foi professora na educação básica e na Uece, diretora escolar, delegada Regional de Educação, subsecretária de Educação do estado e presidente da TVC. Foi ainda secretária da Educação de Sobral e preside o CEE. (Do G1-CE)