O município de Quixeramobim, no Sertão Central do Ceará, ocupa o 2º lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o IDEB 2021, entre as cidades do Brasil com mais de 50 mil habitantes. Os dados foram divulgados no último dia 16 de setembro, pelo Ministério da Educação (MEC), e comemorados nessa quarta-feira, 28, pelo prefeito em exercício do município Edmilson Júnior, em entrevista ao Sistema Maior de Comunicação.
Quixeramobim é destaque nos anos iniciais do ensino fundamental com nota 7,8, ficando atrás apenas do município de Sobral, na Região Norte do Estado, que lidera o ranking em 1º lugar com nota 8,0. Nos anos finais do ensino fundamental, Quixeramobim também ocupa o 2º lugar entre as cidades com mais de 60 mil habitantes, ficando com nota 6,4, liderando Sobral com 6,6.
Na última segunda-feira, 26, a Prefeitura de Quixeramobim, a convite da Secretaria da Educação do Estado do Ceará, esteve presente no Seminário de Apropriação dos Resultados do Saeb e Ideb 2021, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. O Seminário contou com a presença da governadora do Ceará, Maria Izolda Coelho, e com a participação dos prefeitos, secretários municipais de Educação, gerentes do Paic, diretores das escolas públicas estaduais e outros profissionais da educação.
Na ocasião, a Secretária de Educação de Quixeramobim, Sandra Castro, recebeu certificado de agradecimento e reconhecimento pela contribuição do município na obtenção dos resultados do Ideb 2021.
“O momento é de celebrar e tudo isso é fruto de investimentos que são feitos dentro da educação do nosso município, seja na formação dos professores, das escolas, que faz parte de um contexto que deixa com que a comunidade escolar acredite e dê as mãos para que tudo isso possa acontecer”, disse a secretária.
Para Edmilson Júnior, essa conquista, momento em que lembra do empenho do prefeito licenciado Cirilo Pimenta, é o reflexo de uma gestão empenhada em trabalhar em prol da educação e do bem-estar dos alunos e professores, para conquistarem resultados cada vez melhores. “O clima é de alegria e festa, e pelo quanto que sou amante da educação, acreditando que é através dela que formamos cidadãos, parabenizo a todos os alunos e profissionais da educação que se empenham todos os dias para mudar o futuro do nosso município, sem esquecer a importância da participação da família nesse processo da vida dos nossos estudantes”.