O governador Elmano de Freitas anunciou, nessa quarta-feira, 11, um reajuste de 40% no valor contratualizado pelo Estado com os 21 Consórcios Públicos de Saúde do Ceará. A medida tem como objetivo ampliar a capacidade de atendimento e fortalecer a rede de serviços oferecida à população.
A reunião, realizada no Palácio da Abolição, em Fortaleza, contou com a presença da secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho, do procurador-geral do Estado, Rafael Machado, e dos prefeitos que presidem os consórcios. Entre eles, destacou-se a participação de Cirilo Pimenta, prefeito de Quixeramobim e presidente do Consórcio Público de Saúde da Microrregião de Quixadá, que reforçou o compromisso da gestão regional com a melhoria da assistência em saúde.

Além do aumento imediato nos repasses, foi deliberada a atualização contratual anual com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), garantindo maior previsibilidade financeira às entidades. Também será criado um grupo de trabalho com representantes dos consórcios e da Secretaria da Saúde (Sesa) para definir a nova modelagem de contratação, em diálogo com os gestores.
Segundo a secretária Tânia Mara Coelho, o reajuste representa um avanço significativo: “Com isso, há a ampliação do acesso a consultas com especialistas e a realização de procedimentos. É um ganho muito grande para a população e, acima de tudo, o fortalecimento do nosso Sistema Único de Saúde (SUS)”.
Os Consórcios Públicos de Saúde administram 22 Policlínicas Regionais e 22 Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), responsáveis por atendimentos de média e alta complexidade em todo o Estado.

