O município de Quixeramobim está entre os 97 do Ceará que receberam, nesta quarta-feira, 19, um aviso de “perigo potencial” para chuvas intensas, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O alerta é válido a partir das 16h de hoje e segue até as 6h da manhã de quinta-feira, 20.
Segundo o Inmet, o risco é classificado com cor amarela, indicando precipitações entre 20 mm/h e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, acompanhadas de ventos intensos que podem variar entre 40 km/h e 60 km/h. Apesar da intensidade, o órgão aponta baixo risco para ocorrências como cortes de energia, quedas de galhos, alagamentos e descargas elétricas.
A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) explica que a aproximação de uma frente fria ao sul da região Nordeste está contribuindo para o aumento da nebulosidade no interior cearense. Esse fenômeno deve persistir entre os dias 20 e 21 de novembro, favorecendo a ocorrência de chuvas isoladas.
Para Quixeramobim, localizado na macrorregião do Sertão Central, há alta possibilidade de chuva ainda na noite desta quarta-feira, com previsão de continuidade na quinta-feira. A atuação do sistema de brisa terrestre também pode provocar chuvas isoladas entre o fim da madrugada e o início da manhã.
Entenda a pré-estação chuvosa
Apesar dos avisos, o período de pré-estação chuvosa no Ceará ainda não começou oficialmente. Ele tem início em dezembro e se estende até janeiro. Segundo a Funceme, esses dois meses apresentam média pluviométrica de 130,3 mm, sendo 31,6 mm em dezembro e 98,7 mm em janeiro. As primeiras chuvas costumam atingir o sul do estado, especialmente o Cariri, tornando-se mais abrangentes em janeiro.

