O Governo do Ceará, em parceria com o Ministério da Saúde, entregou nesta quarta-feira, 19, onze novas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Ceará). Os veículos vão reforçar o atendimento em dez municípios. A entrega foi conduzida pelo governador Elmano de Freitas, no Palácio da Abolição, em Fortaleza, com as presenças de profissionais da saúde, prefeitos e outras autoridades.

Todos os veículos são Unidades de Suporte Básico (USBs) destinadas à renovação da frota — substituição de veículos antigos por novos. O investimento foi de R$ 3 milhões, com recursos provenientes do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC – primeira edição do PAC Seleções).
Segundo o governador, das 166 ambulâncias previstas para a renovação completa da frota, 124 já foram entregues.
“O povo cearense reconhece a importância do trabalho dos profissionais do Samu, que tem muita qualidade técnica para salvar a vida do nosso povo. Agradecemos muito ao presidente Lula e ao ministro Alexandre Padilha porque de 166 viaturas que o Samu tem no Ceará, nós já renovamos 124 viaturas”, enfatizou.
O serviço cobre 100% dos municípios cearenses, com exceção de Fortaleza, onde o Samu é municipalizado. “Ao longo desses três anos, o Samu já ultrapassou 300 mil atendimentos à população cearense. É muito importante esse apoio, essa renovação, para garantir o melhor tempo resposta no atendimento prestado pelos nossos cerca de 2 mil profissionais”, afirma o superintendente do Samu 192 Ceará, Nilson Mendonça Filho.
Sobre o Samu Ceará
O Samu 192 Ceará completou 17 anos de funcionamento em janeiro de 2025, com três Centrais de Regulação das Urgências, localizadas em Eusébio, Sobral e Cariri, que regulam 121 bases descentralizadas em todas as regiões do estado.
Com equipes multidisciplinares — médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e socorristas — o serviço funciona 24 horas por dia e pode ser acionado gratuitamente pelo número 192.

