O município de Quixeramobim foi agraciado com o Selo Prata na primeira edição do “Selo Alece Conselho Tutelar: Garantindo Direitos”, promovido pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece). A cerimônia de premiação ocorreu na manhã desta terça-feira, 18, no Auditório João Frederico Ferreira Gomes, anexo II da Alece, em Fortaleza, e homenageou 151 municípios cearenses por suas boas práticas na defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

A solenidade foi realizada em alusão ao Dia do Conselheiro Tutelar e contou com a presença de representantes do colegiado municipal de Quixeramobim, além do chefe de gabinete André Ricardo, que representou o prefeito Cirilo Pimenta.
A primeira-dama da Alece, Tainah Marinho Aldigueri, destacou a importância da iniciativa como um pacto coletivo em prol da infância e juventude cearense. “Promovemos um curso, uma formação, uma qualificação abordando temas imprescindíveis para a melhor atuação desses profissionais, ao mesmo tempo em que estimulamos a presença deles na escola. Estamos muito felizes e orgulhosos dos números que alcançamos, premiando mais de 150 municípios”, afirmou.
Ela também ressaltou que o selo vai além de uma simples premiação: “Representa o compromisso permanente de proteger as crianças e os adolescentes”.
Sobre o Selo Alece
Criado pela Alece em parceria com diversas instituições, o Selo Alece tem como objetivo fortalecer a cultura dos direitos da infância e adolescência por meio da capacitação técnica dos conselheiros tutelares. A formação, iniciada em julho de 2025, teve carga horária de 40 horas, com aulas on-line, atividades práticas e uma etapa presencial em escolas públicas.
Durante o programa, foram lançados o livro Vade Mecum do Conselho Tutelar e o jogo educativo Nas Trilhas do Direito, que visam apoiar o trabalho dos conselheiros e promover o aprendizado de crianças e adolescentes sobre seus direitos.
Ao todo, 177 municípios, 950 conselheiros e 192 conselhos tutelares participaram da iniciativa. O selo foi concedido aos conselhos que cumpriram todas as etapas do projeto: adesão voluntária, conclusão da formação, execução de ações pedagógicas e envio de relatório final. As certificações foram distribuídas nas categorias Ouro, Prata e Bronze.

