Moradores de Quixeramobim, no Sertão Central, enfrentaram um apagão na madrugada desta terça-feira, 14, quando, por volta de 0h32, toda a cidade ficou às escuras. O fornecimento de energia foi restabelecido cerca de 20 minutos depois, às 0h52, segundo relatos locais. Comunidades da zona rural também foram afetadas.
O Quixeramobim Agora recebeu diversos relatos de moradores sobre a interrupção do serviço, não apenas na sede do município, mas também em outras cidades do Sertão Central cearense, como Boa Viagem, Madalena, Quixadá, Senador Pompeu, Pedra Branca, Piquet Carneiro e Milhã.
Em nota oficial, a Enel Ceará informou que a queda de energia atingiu clientes da distribuidora às 0h32 e foi provocada pela atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC), mecanismo automático gerenciado pelo Operador Nacional do Sistema (ONS). O serviço foi totalmente normalizado em 33 minutos.
“O procedimento de corte de carga – conhecido como ERAC – acontece de forma automática, quando alguma ocorrência é identificada no Sistema Interligado Nacional (SIN), para proteger o sistema elétrico de impactos maiores”, explicou a Enel.
O apagão não se restringiu ao Ceará. Diversos estados brasileiros também registraram falta de energia, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, Amazonas, Minas Gerais, Santa Catarina, Goiás e o Distrito Federal.
Segundo o Ministério de Minas e Energia, a origem da falha estaria em um incêndio no reator da Subestação de Bateias, localizada na região metropolitana de Curitiba, Paraná. O incidente teria desligado toda a subestação de 500 kV, afetando o SIN e provocando cortes de energia em várias regiões do país.