A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) confirmou, na noite deste sábado, 4 de outubro, a notificação de um caso suspeito de intoxicação por metanol no estado. O paciente está internado no Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), em Quixeramobim.
De acordo com apuração do Quixeramobim Agora, o paciente seria menor de idade e deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Quixeramobim neste sábado, 04, apresentando quadro de visão turva. Segundo informações, ele teria consumido um drink em um estabelecimento comercial e compartilhado a bebida com um colega, que teria relatado apenas dores de cabeça.
Em nota, a Sesa informou que distribuiu aos Centros de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde dos municípios uma nota técnica emitida pelo Ministério da Saúde. O documento destaca a importância da detecção precoce e do tratamento adequado em casos de intoxicação por metanol. A Secretaria reforçou a orientação para que todas as suspeitas sejam notificadas de forma imediata pelas autoridades municipais.
Segundo a Sesa, um caso é considerado suspeito quando o paciente apresenta sintomas como embriaguez persistente, desconforto gástrico e alterações visuais, entre 12 e 24 horas após o consumo de bebida alcoólica.
Matéria relacionada:
Paciente com suspeita de intoxicação por metanol é internado em Quixeramobim