No coração do sertão, onde o vento carrega histórias de resistência, a água volta a correr como promessa cumprida. Nesta terça-feira, 12, em Banabuiú, o Governo do Ceará inaugurou o setor 1 do Projeto Malha D’Água, levando “mais brilho, mais vida, mais riqueza e desenvolvimento”, narra a moradora local e analista ambiental Aline Silva Nobre, que faz parte do Consórcio Águas do Sertão, empresa responsável pela construção da estação de tratamento.
A cerimônia foi realizada com a presença do governador Elmano de Freitas, que fez um discurso emocionante. Ele iniciou afirmando que o dia era histórico para os cearenses, “com a chegada da água ultrafiltrada, com a máxima qualidade existente no mundo”. “Eu tenho certeza de que aqui é um dos recursos mais bem investidos que o Estado do Ceará já fez: garantir água tratada para as famílias que moram nessa região”, disse.
Elmano também frisou que água tratada representa saúde. “Eu tive a experiência de pegar água em carro-pipa para levar para casa, e poder estar hoje aqui nessa região dizendo ao povo dessa região que, se tiver uma seca, e se tiver água no açude Banabuiú, não faltará água na casa do nosso povo para beber, cozinhar, tomar banho, porque isso é saúde para o nosso povo”.
Secretário de Recursos Hídricos, Fernando Santana falou da importância da obra para a região. “Essa iniciativa levará água em sistema adutor para a região, gerando emprego, renda e levando água de qualidade”, disse. O titular da SRH agradeceu a presença dos representantes dos municípios contemplados. “E é importante, prefeitos, que a gente possa replicar para a população que, a partir de agora, receberá uma água de altíssima qualidade, que é para melhorar sua saúde, que é para melhorar seu cotidiano”, completou Santana.
Durante a agenda, também foi inaugurado pelo governador o Sistema Adutor Banabuiú do Sertão Central, equipamento que fará a captação de água a partir do Açude Arrojado Lisboa para tratamento e distribuição nos municípios atendidos. Serão 688 km de extensão para fornecer água tratada a nove sedes municipais: Banabuiú, Jaguaretama, Solonópole, Milhã, Deputado Irapuan Pinheiro, Senador Pompeu, Piquet Carneiro, Mombaça e Pedra Branca, além de 38 sedes distritais (291,61 km de adutora principal e 396,48 km de ramais adutores), beneficiando 280 mil pessoas.
Na obra total, serão investidos R$ 675 milhões. Na segunda fase, serão beneficiados os seguintes municípios: Piquet Carneiro, Senador Pompeu, Mombaça, Pedra Branca e o distrito de Encantado, em Quixeramobim.
Giuseppe Vieira, Secretário Nacional de Segurança Hídrica do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), parabenizou o Governo do Ceará pelo investimento feito no equipamento. “O Governo Federal está aqui presente para enaltecer e parabenizar pelo trabalho que foi feito, nesse investimento que foi realizado num equipamento com tecnologia de última geração. E o governador Elmano elevou o nível de exigência, trazendo o padrão de referência para o Ceará, que é levar água de qualidade”, disse.