Do Sertão Central cearense ao Rio de Janeiro, a Casa de Antônio Conselheiro marca presença, nesta semana, no XIV Seminário Internacional de Políticas Culturais, realizado na Fundação Casa de Rui Barbosa, um dos principais encontros de pesquisa sobre o setor cultural no Brasil. O gestor executivo Pedro Igor Pimentel, e a coordenadora pedagógica Jaiane Sousa, representam o equipamento no evento, apresentando trabalhos que reforçam seu papel estratégico na promoção da cultura, da memória e da formação no interior do Ceará.
Na manhã desta terça-feira, 1º, Jaiane Sousa participa da programação com o tema “Núcleos educativos em equipamentos culturais do Sertão Central do Ceará: espaços de pertencimento e formação”, desenvolvido em coautoria com Lorena Patrício. A pesquisa analisa a importância dos núcleos educativos da Casa de Antônio Conselheiro e da Casa de Saberes Cego Aderaldo como espaços de formação, pesquisa e mediação cultural, com foco na atuação de jovens universitários em processos de educação patrimonial e fortalecimento das identidades locais.
Já na quarta-feira, 3, às 9h, Pedro Igor Pimentel apresenta o trabalho “Toda cidade é uma lenda: o patrimônio material de Quixeramobim, as memórias e as histórias de um lugar a preservar”. O artigo parte de um levantamento sobre edificações históricas da cidade para refletir sobre as políticas de preservação do patrimônio material no município. A Casa de Antônio Conselheiro, tombada pelo Estado do Ceará e reaberta como equipamento cultural em 2022, também é foco da pesquisa, por sua relevância histórica e simbólica como casa natal do líder de Canudos e espaço de salvaguarda da memória sertaneja.
Além da equipe da Casa, outros representantes da Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará também participam da programação, como é o caso de colaboradores da Casa de Saberes Cego Aderaldo, localizada em Quixadá. A presença de pesquisadoras e pesquisadores do Sertão Central no Seminário reforça a vitalidade das políticas culturais no interior e destaca o papel dos equipamentos como espaços de produção de conhecimento, pertencimento e articulação entre cultura e democracia.
O XIV Seminário Internacional de Políticas Culturais ocorre entre os dias 30 de junho e 4 de julho na cidade do Rio de Janeiro, reunindo mais de 230 especialistas do Brasil e da América Latina em conferências, debates e mesas de trabalho. A programação celebra os 40 anos do Ministério da Cultura e os 20 anos do Programa Cultura Viva, e destaca experiências inovadoras de políticas culturais no Brasil e em outros países da região ibero-americana.