A comunidade de Manituba, na zona rural de Quixeramobim, se prepara para receber um importante equipamento esportivo: o ginásio poliesportivo que está sendo construído na localidade, que passará a se chamar Terezinha do Menino Jesus Holanda Machado, em reconhecimento ao legado da ex-primeira-dama do município.
O projeto de lei que autoriza a nomeação, de autoria do vereador Evando Cosmo (PSD), foi aprovado pela Câmara Municipal e sancionado pelo prefeito Cirilo Pimenta no último dia 11 de junho. Segundo a Lei nº 3.336/2025, “fica denominado de Terezinha do Menino Jesus Holanda Machado, o ginásio poliesportivo da comunidade de Manituba (em construção), município de Quixeramobim.”
As obras do ginásio, muito aguardado pelos moradores da região, seguem a todo vapor e a previsão é de que o espaço seja entregue nos próximos meses.
Terezinha do Menino Jesus Holanda Machado morreu em 16 de abril deste ano, aos 87 anos. Nascida em Quixeramobim em 8 de maio de 1937, era filha de Antônio Holanda Cavalcante e Hermelina Torres Holanda. Casou-se com o ex-prefeito e ex-deputado estadual Alfredo Almeida Machado em 1960, união que durou até a morte dele em 2001, totalizando 41 anos de parceria.
O casal é lembrado com carinho pelos moradores do Distrito de Manituba, onde deixaram um forte legado de ações e conquistas voltadas para a melhoria da qualidade de vida da população local.