Morreu nesta quinta-feira, 15, aos 99 anos, Maria Laís Nobre Guimarães, mãe do deputado federal José Nobre Guimarães (PT-CE). Conhecida como Dona Laís, ela era uma figura querida na região, especialmente no distrito de Encantado, zona rural de Quixeramobim, onde residia na localidade de Várzea Redonda.
Professora aposentada, Dona Laís dedicou sua vida à educação, à família e à comunidade, deixando um legado de generosidade. Guimarães anunciou a morte nas redes sociais com uma mensagem:
“É com profundo pesar que comunico o falecimento da minha querida mãe nesta madrugada. Hoje, nossa família se despede da professora Maria Laís, exemplo de mulher forte e resiliente, que dedicou sua vida à família e à comunidade”, escreveu.
José Guimarães era conhecido pela frequência com que visitava a mãe em Várzea Redonda, onde mantinham uma relação próxima. Em discursos e entrevistas, o parlamentar sempre destacava os valores que ela lhe ensinou.
A notícia mobilizou mensagens de solidariedade de políticos, amigos e admiradores, que lembraram Dona Laís como uma mulher “à frente do seu tempo”. O prefeito de Quixeramobim, Cirilo Pimenta (PSB), decretou luto oficial de três dias no município.
O corpo de Dona Laís é velado em sua residência, em Várzea Redonda. Nesta sexta-feira, 16, às 7h, uma missa será celebrada, seguida de sepultamento no Cemitério de Encantado. Dona Laís deixa 11 filhos e uma extensa família.