O prefeito de Quixeramobim, Cirilo Pimenta (PSB), anunciou durante audiência pública na Câmara Municipal que enviará, em breve, um projeto de lei para a criação da Guarda Civil Municipal. O debate, que tratou de questões relacionadas à segurança, contou com a presença de deputados estaduais, representantes das polícias Militar e Civil, integrantes da sociedade civil e outras autoridades.
Em sua fala, o prefeito destacou que a proposta tem como objetivo auxiliar as forças de segurança estaduais, atuando na proteção do patrimônio municipal e no reforço à segurança pública.
“Será uma guarda auxiliar, de informação e observação, para trazer mais tranquilidade à população” (Cirilo Pimenta).
A implementação da Guarda Municipal segue uma tendência observada em diversos municípios brasileiros, que buscam ampliar a presença de agentes de segurança em áreas de competência local. O projeto ainda será analisado pelos vereadores antes de ser votado. Já existe na Câmara de Quixeramobim o projeto de indicação nº 003/2025, de autoria do vereador Célio Neto (PL), que propõe a criação da Guarda Municipal.
O debate sobre a criação da GCM em Quixeramobim ganhou ainda mais relevância após o caso Natany Alves. Esta semana, o governador Elmano de Freitas (PT), anunciou a instalação de uma delegacia de Polícia Civil 24 horas e a implementação de uma Companhia da Polícia Militar na cidade. As medidas visam ampliar a capacidade de investigação e o policiamento ostensivo, atendendo a uma demanda antiga da população. O prefeito foi recebido pelo gestor estadual e juntos confirmaram a chegada dos investimentos.