O Governo do Ceará, por meio da Superintendência de Obras Públicas, vai entregar em breve a obra de implantação da CE-449, em Quixeramobim, ligando os distritos de Nenelândia (entroncamento com a CE-473) e Canhotinho (CE-166). A nova estrada pavimentada, que está na fase final de obras, com 95% dos trabalhos executados, vai atender a população da região, melhorando a segurança viária, a acessibilidade das localidades e contribuindo para a integração da macrorregião do Sertão Central com as demais regiões do estado.
A partir da implantação do novo trecho pavimentado, com 16,9 quilômetros de extensão, os moradores das localidades de Nenelândia, Ipueira, Carnaubinha e Cafundó terão uma rota mais rápida e segura para a CE-166, que leva às sedes dos municípios de Quixeramobim e Senador Pompeu.
Para o gerente do Distrito Operacional de Quixeramobim, Kerlon Diógenes, a obra resolve um problema do isolamento das localidades durante a quadra chuvosa. O aumento do nível do Rio Banabuiú nesse período dificultava o acesso aos serviços dos centros urbanos, como também o escoamento da produção leiteira.
“Com a nova estrada, o acesso está garantido o ano todo, trazendo segurança para deslocamentos e facilitando o transporte da produção agropecuária, especialmente o leite, principal atividade da região. A implantação da rodovia representa um avanço para o desenvolvimento regional, promovendo inclusão e crescimento econômico para dezenas de comunidades rurais”, completa Kerlon.
Todos os serviços já foram executados, restando apenas a concretagem das barreiras da ponte sobre o rio Banabuiú, que está sendo realizada. A obra é supervisionada pelo 6° Distrito Operacional de Quixeramobim e recebe R$ 30 milhões em investimentos.