As vulnerabilidades sociais entre os jovens cearenses (de 15 a 29 anos) tem apresentado redução no período compreendido de 2013 a 2023. Nesse último ano, inclusive, a maioria dos municípios apresenta valores muito baixos, baixos e alguns poucos valores intermediários. Não há municípios com valores elevados ou muito elevados, cuja incidência corresponde a um estado crítico da vulnerabilidade. No geral, há uma queda da vulnerabilidade social da juventude em todo o território cearense. É o que revela o Índice de Vulnerabilidade Social da Juventude (IVSJ), novo estudo publicado pela Diretoria de Estudos Sociais (Disoc) do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).
De fato, dos 184 municípios do Ceará, dois (Quixeramobim e Potiretama) apresentam IVSJ muito baixo (quanto menor o valor do índice, que vai de zero a 1, melhor, e quanto mais próximo de 1, pior). Um total de 135 municípios está situado entre 0,200 a 0,399, IVSJ considerado baixo, enquanto 47 estão entre 0,400 a 0,599, ou seja, no nível intermediário. Nenhum está situado nas duas outras faixas: alto, de 0,600 a 0,799 e muito alto, de 0,800 a 1.
Os dez municípios melhores ranqueados no IVSJ são:
- Quixeramobim;
- Potiretama;
- Aratuba;
- Pereiro;
- Palmácia;
- Tabuleiro do Norte;
- Cruz;
- Jaguaruana;
- Croatá;
- Russas.
Já os que tem índice mais elevados são:
- Potengi;
- Paramoti;
- Itatira;
- Alto Santo;
- Itaiçaba;
- Forquilha;
- São João do Jaguaribe;
- Araripe;
- Hidrolândia;
- Penaforte.
O estudo, que tem como autor o analista de Políticas Públicas Victor Hugo de Oliveira Silva, foi lançado na primeira edição do “Ipece em Destaque”, que passa a ser realizado mensalmente pelo Instituto e que tem por objetivo apresentar um trabalho, selecionado dentre muitos, realizado pelo Ipece.
O evento, realizado no auditório do Ipece (Edifício Seplag, térreo, no Centro Administrativo Governador Virgílio Távora, no Cambeba) na manhã de sexta-feira, 31, foi prestigiado por representantes de vários órgãos (públicos e privados), dentre eles a secretária Executiva da Sejuv, Denise Carneiro Bessa; João Milton Cunha de Miranda, presidente do Inesp; Lucas Vidal da Previo; Priscila Rodrigues, da Seplag e Renan Ridley, secretário executivo do Trabalho. O “Ipece Destaque” também foi transmitido on-line.
O IVSJ é um índice multidimensional que contempla as dimensões principais de Saúde, Educação, Trabalho e Violência. Para Alfredo Pessoa, diretor Geral do Ipece, “o índice sintetiza as principais dimensões sociais que estão diretamente associadas ao bem-estar dos jovens. E vai auxiliar os municípios cearenses e o Governo do Ceará na formatação de políticas públicas para a juventude”.
Clique aqui e acesse o Índice de Vulnerabilidade Social da Juventude – Edição Nº 01 – Ano 01 – janeiro de 2025.