O curso “Antônio Conselheiro: História, Memória e Resistência” inicia neste sábado, 18, na E.E.M. Liceu Alfredo Almeida Machado, em Quixeramobim, as aulas de sua 2ª edição. A formação, que acontecerá até março de 2025, é uma realização da Casa de Antônio Conselheiro em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico, Cultural e Natural de Quixeramobim (IPHANAQ). O curso oferece uma abordagem interdisciplinar sobre a história de Antônio Conselheiro, seu legado e a resistência de seus seguidores, com enfoque na luta e na memória de Canudos.
As aulas serão realizadas aos sábados, das 8h às 12h, no formato híbrido (presencial e online), e são voltadas para professores da rede pública, estudantes de ciências humanas e demais interessados. Com vagas limitadas, o curso conta com a participação de renomados especialistas, mestres e doutores. As inscrições para esta edição já estão encerradas, mas as aulas começam com os seguintes palestrantes:
A aula inaugural, 18 de janeiro de 2025
Palestrante: Me. Klévisson Viana
Local: E.E.M. Liceu Alfredo Almeida Machado, Quixeramobim
Klévisson Viana é escritor, cordelista e mestre da cultura, com publicações em diversos países. Fundador da AESTROFE e coordenador da Feira do Cordel Brasileiro.
2ª aula, 25 de janeiro de 2025
Palestrante: Profa. Lucinha Lodo
Online: Via Google Meet
Lucinha Lodo é professora de sociologia e mestre em Ciências Sociais, com especialização em sociologia brasileira. A professora abordará os aspectos sociológicos da resistência e a construção do pensamento social no Brasil.
Com 80 horas de carga horária, o curso é uma oportunidade para aprofundar os estudos sobre a história e a memória de um dos maiores movimentos de resistência popular do Brasil.
Para mais informações sobre a programação e os conteúdos do curso, siga a Casa de Antônio Conselheiro nas redes sociais.