Para o sertanejo, plantar é um ato de fé, força e bravura. É acreditar que, mesmo diante da aridez e das adversidades, a vida pode germinar. Esse gesto simbólico também esteve presente numa ação de florestamento no Hospital Regional do Sertão Central (HRSC). 45 mudas foram plantadas na área externa da unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).
A iniciativa ocorreu na última quarta-feira, 11. Foram utilizadas mudas de Pau de Ferro e Ipê nas cores amarelo e rosa, espécies nativas escolhidas não apenas pela beleza, mas pela capacidade de adaptação ao clima local, e adquiridas por meio de uma parceria com o Horto Florestal e a Superintendência de Meio Ambiente de Quixeramobim (Sumaq).
A secretária Gerda Soares Pinheiro foi a autora da ideia. As plantas foram distribuídas pelos canteiros de uma nova área de estacionamento. Além de criar sombra para os veículos, ela explica, “a proposta visa, promover a sustentabilidade ambiental e o bem-estar no ambiente hospitalar”. Gerda pontua ainda que a ação resulta num impacto positivo. “Com o apoio institucional e o engajamento da equipe, vamos criar um ambiente mais sustentável, confortável e visualmente agradável para usuários e colaboradores”, diz.
O plantio foi realizado com a participação de trabalhadores do hospital, reforçando o caráter coletivo da iniciativa. Cada setor estratégico do HRSC foi homenageado com uma muda. Todos serão convidados a participar do cuidado pós-plantio, numa proposta de reforço às políticas de sustentabilidade e responsabilidade ambiental.
Para Paula Lima, auxiliar administrativa do setor de manutenção do HRSC, que participou do plantio coletivo, o gesto reflete uma preocupação do hospital com as causas e políticas ambientais. “É um exemplo que a gente vai deixar para as gerações futuras, para meus filhos, para os pacientes que estão aqui. Além do exemplo, a gente está deixando um legado”, explica.
Excelente iniciativa…Programas como esses deveriam continuar…Quanto mais árvores, mais ambiente saudável.