O Polo Olímpico do Sertão Central da EEMTI João de Araújo Carneiro de Canafístula foi premiada com a medalha regional de bronze – região Nordeste na Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras (OIMSF) de 2024. A aplicação da prova foi entre os dias 21 e 28 de maio e o resultado geral saiu em agosto. A escola foi a única escola pública da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE 12).
A Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras é uma competição internacional de matemática que busca promover o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre estudantes de diferentes países, por meio de um formato de resolução de problemas colaborativos. A competição visa estimular o raciocínio lógico, o trabalho em equipe e a troca de saberes entre jovens de diferentes culturas.


Para preparação dos estudantes, foi necessária uma formação em olimpíada de matemática que acontece aos fins de semanas no modelo de ensino virtual (sábado) e atividades extraclasse uma vez por semana, no contra-turno escola. O grupo olímpico formado por 12 a 16 estudantes, em destaque os alunos do 2º ano do Ensino Médio João Brito, Maysa Bruna, Nicoly Kethelen, Adria Sofia e Vinicius Soares, são alguns dos premiados, sendo orientado pelo professor Paulo Vitor da Silva Santiago.
A tradição como Polo Olímpico em preparação para olimpíadas de matemática da EEMTIJAC começou em meados de 2020. Desde então, a escola, participa das olimpíadas da OBMEP, Mandacaru de Matemática, Canguru de Matemática e a própria Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras.
Em 2024, os alunos da EEMTI João de Araújo Carneiro foram premiados em sete olimpíadas diferentes. São elas: Canguru de Matemática Brasil (CMB), Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras (OIMSF), Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), Olimpíada Brasileira de Matemática Financeira (OBMF), Olimpíada Itabirana de Matemática (OIM), Olimpíada de Matemática Mandacaru (OMO).