A Base Polo do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará de Quixeramobim recebeu o Selo Diamante do ESO Angels Awards, um programa internacional que mapeia, reconhece e certifica a organização de serviços de saúde no atendimento aos pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC).
A placa de homenagem foi oferecida devido ao atendimento rápido às vítimas de AVC feito pelos profissionais do Samu, e foi entregue nesta quarta-feira, 4, em solenidade no município de Quixeramobim, primeira cidade do Nordeste, que se tornou modelo internacional na promoção de cuidados do problema de saúde, por meio do “Programa Angels”.
Para o superintendente do Samu 192 Ceará, Nilson Mendonça Filho, “esse prêmio internacional reforça o trabalho que vem sendo feito no Samu, com a parceria do Governo do Estado e da Secretaria da Saúde do Ceará [Sesa], em prol do melhor atendimento à população cearense”.
O serviço da Sesa é o primeiro de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) a receber a premiação no Nordeste e o sexto do Brasil. “Esse prêmio valoriza o atendimento de qualidade, o atendimento de menor tempo-resposta aos pacientes vítimas de AVC. Agradeço todos os profissionais que fazem parte do Samu 192 Ceará”, completa o gestor.
Além do Samu Ceará, o Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), em Quixeramobim, também recebeu mais uma certificação pela Iniciativa Angels. O HRSC foi o segundo hospital premiado no Brasil, ainda em 2019. Desde então, cumpre os mais altos padrões internacionais de qualidade e desempenho clínico no cuidado ao AVC, recebendo a premiação em todos os anos e sendo reconhecido como centro de excelência.
“Nada disso seria possível sem o apoio que tenho de toda a equipe de profissionais do HRSC. Quando a gente recebe uma ligação do Samu 192, que informa trazer um paciente com AVC, o hospital se mobiliza: desde a recepção até o atendimento final, priorizando o paciente. Então, temos que agradecer e dedicar essa premiação a eles, já que nada disso seria possível sem os profissionais”, diz o diretor-geral do HRSC, Cristiano Rabelo.
O Samu Ceará conta com equipes multidisciplinares, formadas por médicos, enfermeiros, técnicos em Enfermagem e socorristas. O Serviço funciona 24h por dia e pode ser acionado pelo número 192.
O condutor-socorrista do Samu 192 Ceará, Rodrigues Júnior, trabalha na iniciativa desde 2016, e esteve presente na solenidade. “Para gente, é uma honra estar recebendo esse prêmio. A gente consegue, através do conhecimento, salvar vidas”, destaca Rodrigues.
A solenidade contou com a presença do prefeito de Quixeramobim, Cirilo Pimenta; do diretor do Núcleo de Educação em Urgências do Samu 192 Ceará, Yury Tavares; do superintendente da Região de Saúde do Sertão Central, Weliton Xavier; além de profissionais de saúde, da educação e de autoridades locais.
Iniciativa Angels
O Programa Angels é uma iniciativa internacional que busca qualificar os centros de acidente vascular cerebral (AVC). Na Rede Sesa, estão certificados os Hospitais Regional do Sertão Central (HRSC), em Quixeramobim; Regional do Cariri (HRC), em Juazeiro do Norte; Regional Norte, em Sobral; e o Geral de Fortaleza (HGF).