De 27 a 29 de novembro de 2024, Quixeramobim sediará o XIII Encontro Internacional de Direitos Culturais. A programação inclui mesas-redondas, palestras, apresentações de artigos científicos e atividades culturais. A etapa brasileira do evento terá como cenários as cidades de Quixeramobim e Quixadá, no Sertão Central do Ceará, reunindo pesquisadores, autoridades locais e o público em geral para momentos de aprendizado e troca de experiências.
Realizado alternadamente em Portugal e no Brasil, o evento deste ano aborda o tema “O ecossistema de promoção e proteção do patrimônio cultural”, destacando a importância da cultura na construção de identidades coletivas e no desenvolvimento social. Em Quixeramobim, a Casa de Antônio Conselheiro será um espaço central de discussão e reflexão sobre história e direitos culturais. Já em Quixadá, a Casa de Saberes Cego Aderaldo acolherá atividades voltadas à celebração do saber popular e da diversidade cultural da região.
O XIII Encontro Internacional de Direitos Culturais é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional (PPGD) da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), por meio do Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Culturais (GEPDC). O evento conta com o apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) – Campus Quixadá, da Casa de Saberes Cego Aderaldo e da Casa de Antônio Conselheiro, ambas integrantes da Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM).
Confira programação completa: CLIQUE AQUI