A Paróquia de Santo Antônio realiza neste sábado, 16, missa em ação de graças pelos seus 269 anos de história. O aniversário foi celebrado nessa sexta-feira, 15 de novembro, data que marca sua fundação em 1755.
Considerada uma das maiores paróquias da Diocese de Quixadá, ela é também a mais antiga e tem como padroeiro Santo Antônio de Pádua, com festa realizada anualmente no mês de junho.
Três sacerdotes comandam hoje os trabalhos paroquiais:
- Pe. Anderson Clay, CM – Pároco;
- Pe. Djedje Joaquim Garrafão, CM – Vigário Paroquial;
- Pe. Nárion Alécio de Mendonça, CM – Vigário Paroquial;
A Paróquia teve início nos primórdios da cidade, que se desenvolveu em torno da vida da Igreja. A partir de Antônio Dias Ferreira, fundador de Quixeramobim, que implantou a devoção a Santo Antônio, a pequena comunidade foi crescendo. Muitas foram as histórias vividas e muitas mãos ajudaram no trabalho da evangelização ao longo do tempo.
A belíssima igreja, que foi entregue aos fiéis em 1732 como uma estrutura simples de taipa, foi elevada a Matriz, ampliada e reformada em 15 de novembro de 1755.
A celebração será realizada hoje, às 19h e também marcará a abertura do Jubileu dos 270 anos da Paróquia, que será celebrado em 2025.