Morreu em Quixadá aos 94 anos nesta segunda-feira, 30, Dom Adélio Giuseppe Tomasin, Italiano, bispo emérito da Diocese de Quixadá. Figura conhecida e importante para o desenvolvimento do Sertão Central, o religioso tratava de problemas de saúde, tendo reiteradas vezes sido internado na UTI da Maternidade Jesus, Maria e José.
A Diocese publicou nota para informar a morte do bispo.
“Com imenso pesar, a Diocese de Quixadá comunica o falecimento de Sua Excelência Reverendíssima Dom Adélio Tomazim, Bispo Emérito de nossa Diocese, ocorrido hoje, segunda-feira, 30 de setembro, às 6h00 da manhã, quando, com serenidade e confiança, fez a sua Páscoa definitiva, passando da morte para a vida eterna.
Dom Adélio, Pastor dedicado e fiel servo de Deus, deixou um legado imensurável de fé, amor e serviço à Igreja. Ao longo de seu ministério, foi exemplo de sabedoria pastoral, de cuidado com o povo de Deus e de zelo pela unidade da Igreja. Seu exemplo de vida, profundamente marcado pelo amor ao Evangelho, permanecerá vivo em nossos corações e será lembrado com gratidão por todos os que tiveram o privilégio de ser tocados por sua presença e liderança.
A Diocese de Quixadá se une em oração pela alma de Dom Adélio, confiando-lhe à infinita misericórdia de Deus, e se solidariza com seus familiares, sacerdotes, religiosos e fiéis, que compartilham dessa grande perda. Rogamos a Deus que o acolha em Sua glória e o faça participar da felicidade eterna no Reino dos Céus.
Que a memória de Dom Adélio continue a nos inspirar em nossa caminhada de fé e serviço, seguindo os passos de Cristo, a quem ele serviu com tanta dedicação”.
Dom Adélio administrou a Diocese de Quixadá de 1988, quando foi nomeado bispo pelo papa João Paulo II, à 2007, quando teve sua carta de renúncia aceita pelo papa Bento XVI.