No dia 6 de setembro, a escola de ensino fundamental Dona Maria de Araújo Carneiro, em Quixeramobim, participará da iniciativa “Fast Heróis”. Mais de 450 crianças, entre cinco e nove anos, aprenderão de forma lúdica a reconhecer os principais sintomas de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e a importância de agir rapidamente para socorrer o paciente, evitando assim sequelas e mortes ocasionadas pela doença1.
A programação é dividida em treinamentos de uma hora, nos quais são apresentados três super-heróis – Vovô Simão (Sorriso), Vovô Bruno (Abraço) e Vovó Fiona (Fala) – com seus superpoderes. Como toda história tem um antagonista, o vilão ‘Coágulo’ é combatido por Tiago, neto dos super-heróis, ensinando as crianças a agir rapidamente ao suspeitar de um AVC: ligar para o 192 (SAMU). O Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), localizado na cidade, é o centro de referência para o atendimento ao AVC, reforçando a importância de buscar ajuda médica especializada.
A parceria entre a Boehringer Ingelheim, por meio da Iniciativa Angels, tem como objetivo educar as crianças, já que elas são catalisadoras de interesse nas suas famílias. O programa educativo, envolvente e interativo, ensina sobre empatia e amor, além de fornecer habilidades práticas para salvar vidas. A campanha tem foco na ligação única entre os pequenos e seus avós, já que a prevalência do AVC no Brasil é acima dos 55 anos de idade2.
Sobre o Fast Heróis
A iniciativa tem como objetivo conscientizar sobre os sintomas do AVC e a necessidade de uma ação rápida. Por meio do entusiasmo das crianças para aprendizado e divulgação, o projeto incentiva os pequenos a disseminar conhecimento para o restante da família, especificamente, os avós, já que estão na faixa etária mais acometida pela enfermidade. Os pacientes que tiveram um AVC precisam de atendimento de alta qualidade o mais rápido possível, assim o conhecimento sobre os sintomas pode salvar vidas.
O projeto Fast Heróis foi desenvolvido pelo Departamento de Educação e Políticas Sociais da Universidade da Macedônia e conta com apoio da Boehringer Ingelheim, por meio da Iniciativa Angels – criada para aperfeiçoar o tratamento do AVC em todo o mundo, por meio da organização de novos serviços de pronto-atendimento e da melhoria da qualidade do tratamento oferecido nos hospitais especializados. A Iniciativa Angels é apoiada pela Organização Mundial do AVC e pela Organização Europeia de AVC.