A adutora do município de Pedra Branca, no Sertão Central, foi encontrada com partes da estrutura vandalizada nessa terça-feira, 27. O equipamento, que estava prestes a ser inaugurado, foi construído para ajudar a conter a crise hídrica que atinge a cidade. A informação é do G1-CE.
O equipamento destruído, na localidade do Sítio Cachoeira do Germano, se chama Reservatório Especial do Dispositivo de Quebra de Pressão da Adutora, que é responsável por reduzir a pressão dos tubos da adutora, garantindo que a água captada no Açude Cachoeira seja injetada na rede de distribuição de água da cidade.
Foram registrados também danos na estrutura de concreto, manta de impermeabilização interna, tubulação e registros, além da demolição de cercas, mureta e estacas de concreto da urbanização.
A cidade de Pedra Branca passa por uma crise hídrica e a nova adutora iria ajudar a conter o problema. Na prática, a cidade não vai ficar sem água, já que o equipamento ainda iria começar a operar. No entanto, ela precisa ser reconstruída até julho de 2025, quando o açude principal da cidade pode começar a apresentar problemas de abastecimento.
A obra deveria atender à crescente demanda por abastecimento de água que atinge a sede do município devido ao baixo volume armazenado do açude Trapiá 2, que está operando com apenas 20,6% da sua capacidade, trabalhando em sistema de racionamento de água.
Ainda de acordo com a Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), “o incidente gera prejuízos, além de financeiros, de cunho social, visto que prejudica o atendimento hídrico aos morados do município.”.
A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) já iniciou as investigações pelo crime de dano ao patrimônio público no município de Pedra Branca.
“A Delegacia Municipal de Pedra Branca está a cargo das investigações acerca do caso. No momento, equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE) realizam diligências pela área, com o intuito de identificar e capturar os suspeitos de envolvimento com o caso.”