Em celebração ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, a Casa de Antônio Conselheiro, em parceria com o Centro de Atenção Psicossocial de Quixeramobim (CAPS), realiza nesta terça-feira, 23, às 18h30min, uma roda de conversa com o tema: “Mulheres Negras: cuidado, saúde mental e representatividade”. A ação acontece no Anfiteatro da Casa do Conselheiro.
O Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, celebrado em 25 de julho, foi instituído em 1992 durante o 1º Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-Caribenhas na República Dominicana. Esse dia reconhece as contribuições das mulheres negras e destaca sua luta contra o racismo e a discriminação de gênero.
A mediação da roda ficará por conta das psicólogas, Jaiane Façanha Lessa, enfermeira no CAPS Quixeramobim e especialista em saúde mental pela Escola de Saúde Pública do Ceará e Eliane Clares Barbosa, mulher negra, feminista e psicóloga no CAPS Quixeramobim, com mestrado em Psicologia e Políticas Públicas.
Durante a roda de conversa serão abordados temas como os desafios enfrentados pelas mulheres negras em relação ao cuidado com a saúde mental, a importância da representatividade e do autocuidado em um contexto sociocultural e histórico complexo. Serão discutidas também estratégias para promover o bem-estar integral das mulheres e destacar a necessidade de políticas públicas inclusivas e ações afirmativas que reconheçam suas vivências únicas e contribuições para a sociedade.
A Casa de Antônio Conselheiro é um espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, gerido pelo Instituto Dragão do Mar.
Serviço
Roda de Conversa – “Mulheres Negras: cuidado, saúde mental e representatividade”
Data: 23/07/2024 (terça-feira)
Hora: A partir das 18h30min
Local: Anfiteatro da Casa de Antônio Conselheiro