A segunda turma de medicina da Faculdade de Ciências da Saúde do Sertão Central (Facisc) visitou, pela primeira vez, o Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), local que servirá como campo de práticas universitárias dos alunos. A visita, com 40 participantes, ocorreu na última quarta-feira, 18, organizada pelo Centro de Estudos.
Acompanhados dos professores Grazielly Souza e Raimundo Neto, o qual também é médico intensivista do HRSC, os estudantes puderam conhecer a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Unidade de Cuidados Especiais (UCE) Unidade de AVC e Neurocirurgia. A passagem pelos locais foi realizada de forma a assegurar a segurança dos pacientes.
A empolgação em conhecer por dentro o maior hospital da região, referência de média e alta complexidade e que presta serviços a cerca de 620 mil habitantes, era visível em cada aluno. Um dos momentos de maior emoção foi o juramento com o jaleco que vão usar nas disciplinas práticas, reforçando o caráter ético dos futuros profissionais.
O professor Raimundo Neto explica que trazer os estudantes para conhecer as metodologias do HRSC, uma unidade de assistência humanizada internacionalmente reconhecida através da Acreditação Acsa, é fundamental para evocar o caráter humano, recurso essencial aos futuros profissionais, como ele avalia.
“O médico que estamos buscando formar tem que ser rico em valores, caminhar com humanidade. A medicina não é só ciência pura e fria, se na sua formação o estudante esquecer a vida de quem ele está tratando, ele não vai estar cumprindo sua verdadeira missão. Despertar para esses valores é essencial para a formação médica”, explicou.
Solenidade
Após a visita guiada, os estudantes participaram de uma solenidade com a direção do HRSC. Cristiano Rabelo, diretor-geral da unidade, enfatizou o foco do HRSC no cuidado centrado no paciente e nos esforços em proporcionar uma experiência diferenciada.
“O que fazemos aqui não é tratar doenças, mas sim, a pessoa na sua individualidade. Isso é respeito pelo paciente, é entender que quem está ali é uma pessoa com uma história de vida, que tem uma família e é querida e amada. Esse é o nosso jeito de cuidar, é a essência do nosso hospital”, destacou o diretor-geral.
Natural do Rio de Janeiro, mas há três anos morando no Ceará, Larissa Vieira Corrêa, 23, sempre sonhou com a medicina, mas foi só em Quixeramobim que ela viu o sonho se tornar real. Ela conta, encantada, sobre a experiência de conhecer o HRSC. “Foi uma visita enriquecedora. Pudemos conhecer várias partes do hospital. Quero agradecer, em nome de toda a turma, a todo o corpo do hospital que nos recebeu tão bem, foi uma experiência incrível”, disse.
Durante a solenidade, o HRSC lembrou o esforço de famílias para que os estudantes realizassem o sonho de cursar medicina, e homenageou as mães dos alunos através da ouvidora da unidade, Aline Maura, mãe do estudante José Alves Neto, um dos aprovados na segunda turma. “É um sentimento de profunda gratidão por estar vivendo aquilo que um dia eu pedi em oração, é reconhecimento porque como mães, a gente é testemunha do esforço, dedicação e renúncia dos nossos filhos”, afirmou.